Apresentação

O Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL) é um evento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas, promovido pelo Mestrado e Doutorado e, nesta edição, também pela Associação Estadual da ANPAE/AL.

Em sua sexta edição, o EPEAL vem se consolidando como uma estratégia de socialização e troca de experiência entre pesquisadores em educação, com vistas a produzir significados sociais relevantes ao desenvolvimento da ciência. O evento tem por objetivo aprofundar discussões sobre o aspecto situacional da educação no Brasil, no Nordeste e em Alagoas como também, divulgar as discussões teóricas e as pesquisas científicas produzidas pelos docentes, alunos e ex-alunos do programa, bem como as dos demais pesquisadores em educação do Nordeste e do Brasil. O tema geral do referido evento intitula-se “O PAPEL DA UNIVERSIDADE HOJE: FORMAÇÃO, PESQUISA E COMPROMISSO SOCIAL”.

No mesmo período ocorrerá também o I Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação Seção Alagoas – I ANPAE/AL, evento que, a partir da recém criada seção estadual, marca o início dos trabalhos da ANPAE em Alagoas, instituição renomada que desde 1961 tem trazido inúmeras contribuições para a educação brasileira.

Tendo em vista um evento que contemplará a participação de aproximadamente 900 a 1.000 pessoas, entre mestrandos, doutorandos, graduandos  e pesquisadores que queiram apresentar trabalhos nas modalidades de Comunicação Oral e Pôsteres Acadêmicos bem como a realização de Mesas Redondas, Palestras e Minicursos, com a participação dos professores do PPGE e de outros programas em educação das diversas regiões do país necessitamos de um apoio da CAPES para arcar as despesas com passagem, diárias e material de consumo. Os textos completos dos trabalhos que serão apresentados estarão disponíveis em CD-Room, legalmente aprovados pela Comissão Científica, e posteriormente publicados online (ISSN 1981-3031).